top of page

Por que a manutenção predial deve ser levada a sério?

Atualizado: 20 de mar. de 2023



Atendendo a demanda em qualificar o desempenho das obras habitacionais, possibilitando o melhor entendimento dos elementos construtivos, garantindo assim a responsabilidade legal do edifício entregue.


Todos os componentes de um edifício possuem vida útil determinada conforme a norma de desempenho ABNT NBR 15.575/2013 que prevê, em sua primeira parte, os dreitos e deveres dos envolvidos no ciclo da construção civil desde a sua concepção. Entre as responsabilidades determinadas, cabe às construtoras ou incorporadoras fornecerem ao morador e ao síndico um manual do proprietário contendo todas as informações de manutenções, uso e operação do edifício, a fim de orientar o morador dos seus deveres e garantias.

A manutenção predial configura-se como ferramenta útil e obrigatória para verifiação das condições de conservação das edificações, assegurando que o patrimônio não tenha uma depreciação acelerada, não gere riscos e prejuízo aos moradores.

Infelizmente a prática de manutenção ainda não é muito difundia no Brasil, ou seja, quando se fala em imóveis, poucos são os usuários que realizam a manutenção preventiva tão adequadamente quando o fazem para outros bens, como automóveis, por exemplo. Simplesmente esperam aparecer as manifestações, para aí sim, realizar o reparo, muitas vezes gerando um custo muito maior do que se tivesse feito a manutenção preventiva. Acontecendo de forma periódica, os problemas são identificados logo no começo.


Para garantir a maior vida útil do imóvel, somente será possível através de uma manutenção adequada, a qual deverá fazer parte de uma gestão predial eficiente. A gerência do condomínio ou suas administradoras devem conhecer os conceitos e métodos da manutenção preventiva para as várias fazes da edificação a fim de garantir que seja executado e equalizado com o fundo financeiro do condomínio.


Na figura, pode-se verifiar a influência das ações de manutenção em uma edificação, as quais são necessárias para garantir e prolongar a vida útil para que a estrutura foi planejada.







Referências técnicas

  • Há algumas normas técnicas essenciais para a gestão da manutenção predial. A ABNT NBR 5674/2012.

  • Manutenção de edificações - Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.

  • ABNT NBR 15.575/2013 Edificações habitacionais - Desempenho. Esse texto engloba conceitos como vida útil das construções e garantia legal, e define responsabilidade de projetistas, construtores, incorporadores e fornecedores de produtos, bem como dos usuários.

  • ABNT NBR 16.747 Inspeção Predial, que traz diretrizes, conceitos, terminologia, requisitos e procedimentos.


Por Engenheiro Francisco Enoir

Diretor Técnico da Premier Engenharia Diagnóstica.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page